domingo, 28 de novembro de 2010

SÉTIMO SEMESTRE - EIXO 7

Neste semestre a disciplina que mais me chamou a atenção foi a interdisciplina de LIBRAS, pois aprendi que a linguagem de sinais não é somente mímica e gestos. Era a minha visão antes. As pessoas surdas apenas se diferem na forma de comunicação e também carregam marcas, fortes, da sua cultura como todos nós. Penso que nos diferencia pode vir nos aproximar, sou negra e sei o quanto é forte a discriminação, muitas vezes é preciso quebrar muitos estigmas para que a convivência seja mais natural possível e com a comunidade surda não deve ser diferente. Nas leituras que realizei pude aprender que é preciso estar disposto a observar os gestos, o movimento dos lábios, buscar referências nos símbolos da cultura para se fazer entender e colocar-se frente a frente, pois o visual é muito importante.
A linguagem que os surdos utilizam para se comunicar possui gramática específica e própria e essa língua não é universal, pois, cada país possui a sua língua de sinais, conforme sua cultura. No Brasil utilizamos LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais.
Na interdisciplina de Linguagem e Educação pude compreender que uma proposta adequada, para o domínio do sistema da escrita deve ser alfabetizar letrando,conciliando a apropriação do sistema alfabético-ortográfico em condições que possibilitem o uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita. Trabalhar com diversos materiais (panfletos, revistas, livros, dicionário, cartazes, leitura de placas, receitas, etc.) na tentativa de aproximar as práticas de leitura e de escrita para a realidade dos alunos, favorecendo assim experiências culturais ricas e importantes para a integração social e o exercício da cidadania.
Soares (1998, p. 39) confirma o que diz no texto de Dalla Zen e Trindade: “Letramento é estado ou condição de quem não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e de escrita que circulam na sociedade em que vive, conjugando-as com as práticas sociais de interação.
Na interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação pude constatar que elementos da pedagogia do Comênio ainda são encontradas em nossa prática pedagógica. Um exemplo disto é o respeito à capacidade do aluno, a valorização das experiências do aluno, o realacionamento fraterno.É interessante constatar que Comênio já em seu século, XVII, trazia uma amplitude e profundidade sobre a visão das práticas pedagógicas.
A interdisciplina Educação de Jovens e Adultos foi de muita importância , pois acabou sendo a principal responsável pela minha opção de estágio na EJA. Toda a pesquisa de campo realizada nesta interdisciplina me possibilitaram ter uma visão de quem são, na grande maioria, estes educandos que frequentam a EJA- A Educação de Jovens e Adultos. Segundo Oliveira( 1999, p.1 ) é fundamental perceber quem é este sujeito com o qual lidamos para que os conteúdos a serem trabalhados façam sentido, tenham significado, sejam elementos concretos na sua formação, instrumentalizando-o para uma intervenção significativa na sua realidade de vida.

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