segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SEGUNDO SEMESTRE - EIXO 2

Saudade... quem diria que voltar e olhar para que foi construído com muito sacrifício me traria este sentimento. Mas enfim sou o que sou devido a este passado que precisa ser sempre pensado e muito valorizado. Bem, passando nas disciplinas que ocorreram neste semestre, percebi fatos importantes que até hoje influenciam na nossa educação. No material pedagógico oferecido nesta interdisciplina Escolarização, espaço e tempo na perspectiva histórica foi como mergulhar na história e possibilitar uma visão crítica e ampliar meus conhecimentos. A linha de tempo solicitada nesta interdisciplina foi de suma importância na elaboração do meu TCC(nono semestre) como forma de compreender os motivos pela qual a Educação de Jovens e Adultos- EJA esteve renegada por muitos anos no nosso país. Na Escola da Ponte, escola dos sonhos, percebi que é possível pensarmos uma escola para todos. No Manifesto dos Pioneiros conheci nomes importantes da educação no Brasil. Feliz fiquei com a interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização, pois naquele período estava trabalhano com as séries iniciais e pude refletir e trazer para minha prática o Letramento. Trabalhar FREUD e identificar os diversos conceitos(inconsciente, repressão, complexo de Édipo, método de hipinose, sonhos) foram essenciais para complementarmos uma outra indisciplina: Infâncias de 0 a 10 anos.

Nenhum comentário: