segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SEXTO SEMESTRE- EIXO 6

Neste eixo, o destaque para mim foi a interdisciplina das Questões Étnico –Raciais . Ao estudar o texto “Auto Imagem e Auto Estima na Criança Negra: Um Olhar Sobre o Seu Desempenho Escolar”, de Marilene Pare, percebi a complexidade que envolve a identidade. Observei o quanto é urgente que nós, professores, possamos retomar o processo da construção da identidade negra em nosso país, valorizando e levantando polêmicas na escola, sobre a história deste povo tão maravilhoso, levando-os a conhecer uma história de lutas, de heróis, de reis, de líderes e de uma riqueza cultural imensa.
Quando todas estas questões forem tratadas com o devido merecimento e respeito, talvez não seja constrangedor para uma criança negra falar sobre a sua ancestralidade , pois sua auto estima com certeza estará elevada.
Nas interdisciplinas Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da psicologia II e Educação de Pessoas com necessidades Educacionais Especiais pude perceber uma relação profunda entre estas duas disciplinas. Pude perceber também a importância das escolas proporcionarem, aos professores, momentos de estudos para que possam trabalhar e compreender melhor estes alunos com necessidades especiais.


“Certamente, um professor que engendra e participa da caminhada do saber "com"seus alunos consegue entender melhor as dificuldades e as possibilidades de cada um e provocar a construção do conhecimento com maior adequação (MANTOAN, 2003, p. 77).”

Nenhum comentário: